P: Poderei personalizar a minha personagem sem ter de comprar nada?
R: Sim, os jogadores que não quiserem comprar coisas na Loja do Dota 2 poderão adquiri-las de outras formas, tais como: jogando partidas, aumentando o Nível de Batalha, ou trocando com outros jogadores.
P: Terei de pagar para ter acesso aos heróis?
R: Todos os heróis estarão disponíveis gratuitamente. Achamos que restringir o acesso dos jogadores aos heróis seria um conceito destrutivo, e é algo que planeamos evitar.
P: O que são Níveis de Batalha (Battle Levels)? O que são Pontos de Batalha (Battle Points)?
R: De cada vez que completas um jogo organizado por matchmaking, receberás Pontos de Batalha. Se ganhares pontos suficientes para o Nível de Batalha do teu perfil subir, receberás um item novo.
P: Se os fãs estão a criar conteúdo por via do Steam Workshop, como é que vocês se irão certificar que ele se enquadra no tema de um herói ou do próprio jogo?
R: Estamos cientes das preocupações da comunidade sobre mantermo-nos fiéis ao tema do jogo, de tal modo que achamos que a comunidade deveria estar envolvida diretamente no processo de escolher quais conteúdos a incorporar. O Steam Workshop permite-te enviar os teus votos e opiniões em itens contribuídos antes de fazermos qualquer decisão em mandá-los para o jogo. Por isso, visita o Workshop e ajuda-nos a continuar no caminho certo. Achamos que a comunidade em geral é de facto muito boa em tomar este tipo de decisões.
P: Isto não irá prejudicar a comunidade competitiva do Dota?
R: O efeito de todos os itens na loja é puramente visual, e não tem impacto na jogabilidade. Além disso, temos planos para a economia do Dota contribuir diretamente para jogadores profissionais.
P: Porque haveria eu de gastar dinheiro enquanto o Dota 2 ainda está na fase Beta?
R: Não vemos o Dota 2 como uma Beta, mas também ainda não estamos prontos para que todos os jogadores apareçam e comecem a jogar. Estamos constantemente a atualizar o jogo com novos heróis, correções de bugs, e novas funcionalidades. Nenhum dos itens que comprares ou o progresso que fizeres será perdido ou reiniciado quando o jogo estiver disponível para toda a gente.
P: Porque escolheram vocês o modelo "Free to Play", ou seja, "Grátis para Jogar"?
R: Achamos que é a melhor maneira para desenvolvermos os nossos jogos ao longo do tempo. Nós (Valve e a comunidade do Dota) iremos desenvolver um monte de coisas interessantes nos próximos anos, enquanto iremos aprender passo a passo. Quanto mais pessoas tivermos a formular ideias e a fornecer feedback, melhor ficará o Dota.
P: Então se é Grátis para Jogar, porque não posso jogar agora?
R: Ainda temos muito trabalho a fazer antes de suportarmos o número de jogadores que mostraram interesse no Dota 2. Nesta altura estamos ocupados a expandir a infra-estrutura dos nossos servidores, o que é, de momento, o principal obstáculo.
P: Não irão os "griefers" e os "leavers" arruinar as partidas ao criar repetidamente contas novas?
R: Tal como estamos a tratar do problema de jogadores saírem demasiado cedo dos jogos, temos várias ideias a experimentar para prevenir jogadores de dificultar a vida a novos jogadores desta maneira. Sabemos que é um dos principais desafios a resolver com um jogo gratuito.